(35) 3449-6700 Pais e Alunos

VII Concurso Literário do Colégio São José

 

 

                        VII Concurso Literário do Colégio São José

Troféu “Menotti Del Picchia” – Conto

 

 

O VII Concurso Literário do Colégio São José homenageia seu ex-aluno, o escritor Menotti Del Picchia.

Paulo Menotti del Picchia (São Paulo, 1892 – 1988) foi poeta, contista, romancista, cronista, ensaísta, jornalista, autor de histórias infantis e político. Iniciou seus estudos em Campinas (SP), concluindo-os no Ginásio Diocesano São José, em Pouso Alegre (MG). Retorna à capital paulista e ingressa na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Estreia na literatura com o livro Poemas do Vício e da Virtude, em 1913. No ano seguinte, passa a residir em Itapira (SP), onde trabalha como advogado e dirige os jornais Diário de Itapira e O Grito!. Publica, em 1917, os poemas “Moisés” e “Juca Mulato”, este considerado sua obra-prima. Retornando São Paulo, assume a direção do jornal A Gazeta e inicia a colaboração para o Correio Paulistano, veículo em que fará, sob o pseudônimo Hélios, uma das mais contundentes defesas do movimento modernista. Participa da Semana de Arte Moderna, em 1922, coordenando a segunda noite do evento. Nos anos seguintes integra, com o poeta Cassiano Ricardo e o escritor Plínio Salgado, os grupos Verde-amarelo e Anta, agremiações político-literárias de caráter nacionalista. Em 1943, toma posse da cadeira número 28 da Academia Brasileira de Letras. Entre 1926 e 1962, ocupa por diversas vezes os cargos de deputado estadual e federal.

 

REGULAMENTO

  1. O Concurso é aberto a alunos, professores, colaboradores, pais de alunos e ex-alunos do Colégio São José.
  2. A participação do Concurso implica conhecimento e aceitação automática do concorrente a todas as cláusulas do presente regulamento.
  3. No contexto das comemorações dos 120 anos de fundação do Colégio São José, a sétima edição do Concurso contemplará excepcional e exclusivamente a modalidade “Conto”, com o tema “Colégio São José: 120 anos de histórias para contar”: o texto concorrente deverá ser uma narrativa ficcional curta necessariamente ambientada no espaço do Colégio São José.

 

  1. O texto concorrente deverá ser escrito em língua portuguesa, com extensão entre 20 e 60 linhas.
  2. O texto concorrente deverá ser inédito e assim permanecer até a data da premiação.
  3. Será excluído do concurso e terá sua pontuação anulada texto exprima preconceitos, quer sejam religiosos, raciais, sexuais ou quaisquer outros.
  4. Cada participante concorrerá com apenas um texto.
  5. Os alunos de cada série do Colégio São José concorrerão entre si, do 6.º ano do ensino fundamental à 3.ª série do ensino médio.
  6. Professores, colaboradores, pais de alunos e ex-alunos do Colégio São José concorrerão entre si, em Categoria Sênior.
  7. Os textos dos participantes mencionados no item 8 serão manuscritos em sala de aula, no dia 08/08/2019, das 9h30min às 12h, ocasião em que será fornecido formulário próprio para a escrita. Não poderão ser utilizados quaisquer materiais de consulta.
  8. É preciso atribuir um título e um pseudônimo ao texto; o título constará no início da obra e o pseudônimo, no rodapé do trabalho.
  9. Professores, colaboradores, pais de alunos e ex-alunos que concorrerem na Categoria Sênior observarão o limite mínimo de 1 lauda com 20 linhas e o máximo de 3 laudas de texto impresso em Word, em duas vias, em papel formato A4, digitado em fonte Arial, tamanho 12, entrelinhas 1,5. Não é permitido adicionar espaço entre parágrafos do mesmo estilo. O texto deve ter alinhamento justificado e ser digitado em apenas uma face do papel. É preciso atribuir um título e um pseudônimo ao texto. O título constará no início da obra e o pseudônimo, no rodapé do trabalho.
  10. Em quaisquer trabalhos, não é permitida a inserção de textos não verbais (imagens).
  11. A adesão/participação do alunado ao Concurso está prevista como atividade obrigatória da disciplina de Redação no 3.º bimestre, tanto ao Ensino Fundamental II quanto ao Ensino Médio; 5 pontos, do total do bimestre, serão destinados à produção do texto que participará do Concurso.
  12. Para a composição da nota do 3.º bimestre, como incentivo, serão atribuídos: 2 pontos extras em Língua Portuguesa e em Redação ao primeiro colocado de cada categoria; 1 ponto extra em Língua Portuguesa e em Redação aos autores dos demais quatro textos finalistas em cada categoria, desde que a nota conferida pelos julgadores seja igual ou superior a 60, em 100 pontos.

 

INSCRIÇÕES

  1. A inscrição ao VII Concurso Literário é gratuita.
  2. Alunos serão inscritos automaticamente, a partir da escrita e entrega dos respectivos textos.
  3. Professores, colaboradores, pais de alunos e ex-alunos do Colégio São José deverão encaminhar à secretaria do colégio duas vias do texto, em envelope grande; no exterior do envelope, a anotação “Categoria Sênior”. Dentro do envelope grande haverá outro menor; no exterior do envelope grande, deverá constar a seguinte anotação: pseudônimo do autor, título da obra e categoria em que concorre; no interior, em folha à parte, deverá constar a identificação do concorrente: pseudônimo, título da obra e menção ao vínculo que tem com o Colégio São José.
  4. Se solicitado, o concorrente compromete-se a enviar, por e-mail, em 48 horas, o texto digitado.
  5. Ficam marcados os dias 03/06/2019 para a divulgação do Regulamento e 08/08/2019 tanto para a escrita dos textos dos alunos quanto para a entrega dos trabalhos dos concorrentes mencionados no item 12.
  6. Aos alunos que não participarem do Concurso Literário será permitido fazer a prova substitutiva do bimestre, mediante requerimento, conforme as normas regimentais do Colégio São José.
  7. Quanto aos textos dos concorrentes mencionados no item 12, serão eliminados os que forem encaminhados extemporaneamente.
  8. A critério exclusivo do Colégio São José, a data do encerramento das inscrições (bem como outras disposições) poderá ser alterada, havendo, se isso ocorrer, ampla divulgação.  
  9. Serão automaticamente eliminados os textos que não satisfizerem as exigências aqui prescritas.

 

JULGAMENTO, RESULTADO E PREMIAÇÃO

  1. Para julgar os textos, será nomeada pelo Colégio São José uma comissão constituída de dois membros de notório saber literário.
  2. É vedada ao participante a consulta às notas atribuídas aos textos.
  3. A premiação, por categoria, obedecerá ao seguinte critério:
  • º lugar: Certificado + Troféu
  • º lugar: Certificado + Medalha
  • º lugar: Certificado + Medalha
  1. Além dos três textos premiados, a comissão julgadora poderá atribuir menções honrosas, mediante certificados aos autores dos textos assim destacados.
  2. Divulgado o resultado e recebido o prêmio, na hipótese de ser apurada alguma fraude, como a falta do ineditismo do texto, o plágio e a paráfrase, a qualquer tempo, o contemplado será desclassificado e perderá a certificação e o prêmio; os alunos do Colégio São José, também perderão os pontos para efeito da composição da nota bimestral.
  3. A cerimônia para a revelação dos resultados e premiação está prevista para 05/09/2019, com ampla divulgação.
  4. O presente Regulamento, desde logo, fica disponível no sitedo Colégio.
  5. O resultado do Concurso e os textos selecionados, a seu tempo, a critério do Colégio São José, poderão ficar disponíveis  no site do Colégio.  
  6. Não haverá, em nenhuma hipótese, devolução dos textos concorrentes, os quais, findo o Concurso, serão incinerados.
  7. A comissão julgadora poderá deixar de atribuir os prêmios, se considerar que a eles nenhum dos textos concorrentes faz jus.
  8. As decisões da comissão julgadora são soberanas e irrecorríveis.
  9. Os participantes do Concurso declaram, desde já, serem de suas autorias os textos concorrentes, ao mesmo tempo em que cedem e transferem ao Colégio São José, sem quaisquer ônus, em caráter definitivo, direitos autorais sobre os referidos textos, para qualquer tipo de utilização, publicação ou reprodução.
  10. O resultado do Concurso não conhecerá do empate: a classificação e os prêmios, em nenhuma hipótese, serão divididos ou dobrados, devendo a Comissão Julgadora definir-se por um texto concorrente. Critérios para desempate: adequação ao gênero textual; adequação ao tema; ação e enredo; estilo; criatividade.
  11. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do Concurso.  

 

Pouso Alegre, 31 de maio de 2019.

 

 

Prof.ª Nilda Franco de Paiva

Diretora

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chame no Whatsapp
Clique aqui